segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Contato : Roberto Sandoval : rlavodnas@yahoo.com.br ou rlavodnas@hotmail.com

Introdução :

Augustin François César Provençal de Saint Hilaire , dito "Saint Hilaire" , em 1819 , lembra que : "O arraial de Franca, onde parei, fica situado num aprazível descampado, em meio a extensas pastagens salpicadas de tufos de árvores e cortadas por vales pouco profundos. O arraial ocupa o centro de um largo e arredondado, sendo banhado dos dois lados por um córrego. Não havia ali, à época de minha viagem, mais do que umas cinqüenta casas, mas já tinha sido demarcado o local para a construção de várias outras". Era fácil ver que Franca não tardaria a adquirir grande importância.


Capítulo I - Cândida Rosa da Silva e Antonio Barbosa Lima

Seus pais e demais ancestrais estão indicados no blog "A origem da família Barbosa Sandoval" no endereço : http://rlavodnas.blogspot.com.br/


* Certidão de Casamento :

Curato da Catedral N. S. da Conceição.

À margem - Antonio e Candida

Aos dezenove de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e tres annos nesta matriz de Franca as nove horas do dia feitas as admoestações canônicas com o impedimento de consanguinidade em segundo grau mixto (sic) ao primeiro em linha transversa dispensado pelo vigario da Vara Joaquim Martins Rodrigues em minha presença se receberão (sic) em Matrimonio com palavra de presente Antonio Barboza Sandoval filho legitimo de Francisco Barboza Sandoval e de Anna Felisberta de Jesus e Candida Rosa da Silva filha legitima do capitão Antonio Barboza Sandoval e de Dona Ignez Michelina da Silva naturais desta freguezia (sic) e lhes conferi as Bençãos Nupciais na forma do Ritual Romano.
Testemunhas o Sargento Mor José Joaquim de Santa Anna e o capitão José Teixeira Alvares todos desta freguezia.
O Vigario - Manuel Coelho Vital.

* Do livro "Recordações em Família" , de Marina Sandoval :


Cel. Antonio Barbosa Lima Sandoval

Fundamentados nas informações fornecidas pelo "Chico Nenê" , um dos francanos da velha guarda , companheiro e amigo do Cel. Barbosa Lima , tentaremos descrever alguns dos traços marcantes da sua vida. Sorocabano de nascimento (esta informação não é correta , pois nasceu em Franca conforme os registros dos Maços de População de Franca e também do registro de seu casamento) , para aqui veio em companhia de seus irmãos Ignácio , Bernardino , e Elias Barbosa Lima. Dedicando-se ao comercio , fundou importante casa comercial à rua Ouvidor Freire , porém por motivos particulares , deixando o comércio , adquiriu as fazendas Salgado e Engenho Queimado , onde passou a residir.
Sertanista destemido , batedor das nossas matas , observador inteligente , resolveu dedicar-se também à profissão de agrimensor ; e , como profissional , se houve de tal forma que os seus serviços foram reclamados para as divisões de muitas fazendas nos sertões paulistas.
Talhado para condutor de homens , nomeado Coronel Comandante do Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional , insinuou-se na política e nela se manteve com tanta perspicácia que chegou a chefia do Partido Liberal , em Franca.
A sua autoridade e suas maneiras de agir , como político , foram tais que os próprios adversários respeitavam-no e o acatavam. Cônscio de sua força moral costumava dizer entre amigos : "meus eleitores estão seguros , preciso é arrebanhar os meus adversários". A sua fama de hábil político granjeou-lhe um prestígio pouco comum , perante os governos provincial e imperial. Acatado pelos adversários e companheiros de partido sabia manter-se , sempre de pé , mesmo quando o seu partido decaía das desgraças imperiais.
Fora estes predicados , o seu bom coração aliado aos dotes espirituais e caritativos de sua digna esposa , D. Candida Barbosa Lima , ele desempenhava o papel patriarcal para com os humildes. Citaremos um fato , entre os demais , narrados pelo "Chico Nenê" , como verdadeiro amigo da pobreza.
Conta "Chico Nenê" que , certa vez , estando em casa do coronel , foi testemunha ocular do seguinte : "ai aparece um caboclo , apavorado , assustadíssimo. Vinha valer-se do prestígio e bondade de quem costumava amparar os humildes. Foi logo contando que , desastradamente , ao queimar uma caixa de marimbondos , presa à beira do telhado do moinho , pertencente à fazenda de quem o contratara para aquele serviço , incendiou-se a casa do moinho. E como o fazendeiro era senhor de largas posses queria obriga-lo ao pagamento de seu prejuízo , cobrando uma exorbitância. Ele , humilde agregado da fazenda só possuía um carro de bois , que era o seu ganha pão , vinha valer-se da proteção do coronel.
Este , prontamente , respondeu-lhe que fizesse com que o "homem" viesse a sua presença a fim de um acordo amigável acertar o pagamento dos aludidos prejuízos. Chagados a sua presença , o truculento cobrador e a vítima de sua arrogância. O coronel depois de avaliar os danos causados pelo incêndio , entregou ao reclamante a importância de 50 cruzeiros , ou antes , 50 mil reis , na nossa antiga moeda. Consertado e liquidado o ajuste e pagamento , o coronel não deixou de explicar a ambos , que iria aos tribunais se preciso fosse advogar os direitos daquele humilde lavrador , ameaçado pela arrogância de um poderoso.
Fatos como este , bem nos mostram o prestígio de quem , como mediador , sabia fazer valer os seus dotes de coração.
Faleceu em 11 de Janeiro de 1.888 , deixando inúmeros descendentes , entre os quais essa virtuosa senhora D. Candida Barbosa Lima , viúva do Sr. Tibúrcio Barbosa Sandoval , mãe de uma geração de francanos que prestam serviço a Franca e ao Estado.

Cândida Rosa da Silva , natural de Franca , nascida em 1821 , falecida aos 8/06/1901 , filha do capitão Antonio Barbosa Sandoval e de Ignez Maria Michelina da Silva , foi casada com seu primo irmão , aos 19/02/1833 na igreja Nossa Senhora da Conceição de Franca , com o coronel Antonio Barbosa Lima , também natural de Franca , nascido em 1811 , falecido aos 11/01/1888 , filho do alferes Francisco Barbosa Sandoval e de sua mulher Anna Felizarda Silveira.

Os pais dos noivos , ambos irmãos , tem suas origens indicada através do blog   http://rlavodnas.blogspot.com/ em seu capítulo VIII , filho 4o

A mãe da noiva tem sua origem indicada no blog http://ignezmariamichelina.blogspot.com/

Outros blogs complementares :
http://sandovalemfranca.blogspot.com/

Cândida Rosa da Silva e seu marido o cel Antonio Barbosa Lma deixaram os filhos seguintes :

   2 - Belmiro Urias Barbosa Lima , nascido aos 25/11/1833
   2 - Jerônimo Barbosa Sandoval , nascido aos 26/06/1835
   2 - Ignez Eufrozina Barbosa Lima , nascida em outubro de 1839
   2 - Anna Joaquina Barbosa Lima , nascida aos 17/09/1841
   2 - Antonio Barbosa Lima Júnior , nascido aos 30/011843
   2 - Cândida Firmina Barbosa Lima , que segue no próximo capítulo

O ABANAR do LEQUE (Eny C. Sandoval) : Poesia e Tela ( " A DAMA do LEQUE" )

Abanando o leque,
Ritmadamente, 

Vejo a minha vida
A passar, dormente.

Abanando o leque
nos meus filhos, penso
quase um cacoete...
Solidão? Repenso.

Abanando o leque,
Marido faleceu...
Revejo o passado,
Futuro escureceu.

Fecho, então, o leque.
Por quê dele preciso?
Queria ter de volta
tempo de bonança:
coloridas espirais
dos risos de criança !

Acordo! Levanto; afasto o marasmo.
Esboço um sorriso, vem novo dia !
Sorrio sorriso quase esquecido...
Despertar! Sinto brotar alegria.

Capítulo II - Cândida Firmina Barbosa Lima

* Dos reg. de Franca :

1 novembro 1856 , Candida de 21 dias , filha de Antonio Barbosa Lima e Candida Barbosa Lima.
Pad – Guido Eugenio Nogueira, solteiro e Maria das Neves de Jesus.


Natural de Franca , nascida aos 111/10/1856 , falecida depois de 1900 , foi casada com Tibúrcio Barbosa Lima Sandoval , também natural de Franca , nascido aos 2/02/1842 , falecido aos 12/01/1894 , filho de Ignácio Barbosa Lima Sandoval , neto paterno do Alferes Francisco Barbosa Sandoval , acima já citado.

Filhos que ficaram do casamento de Cândida e Tibúrcio :

    3 - Maria Jose Barbosa Lima Sandoval , que segue no cap. III
    3 - Maria Cândida Barbosa Sandoval , que segue no cap. IV
    3 - Camila Verônica de Lima Sandoval , que segue no cap. V
    3 - Benevides Barbosa Sandoval , que segue no cap. VI
    3 - Jerônimo Barbosa Sandoval , que segue no cap. VII
    3 - Laudelina Barbosa Sandoval , que segue no cap. VIII
    3 - Antonia Barbosa Sandoval , que segue no cap. IX
    3 - Jovelina Barbosa Sandoval , que segue no cap. X
    3 - Antonio Augusto Barbosa Sandoval , que segue no cap. XI
    3 - Anna Augusta Barbosa Sandoval , que segue no cap. XII
    3 - Argemiro Barbosa Sandoval , que segue no cap. XIII

TELA: SONHOS", de (Eny C. Sandoval)
POESIA: "MEUS SONHOS", Eny Sandoval.

-Olhos fechados! Por quê?
Por acaso, triste, a pensar?
...

- Nada disso, companheiro!
Deixe-me aqui a sonhar.
No meu silêncio, meu mundo,
Posso ficar só comigo,
Onde me perco ou me encontro...
Não que despreze o amigo.

São, assim, tão coloridos,
Sonhos de Paz e Amor.
Sinto os braços do amado
Em carícias, com ardor.
Abro os olhos devagar,
A não assustar a visão...
Amor ! Você a meu lado.
É real! Ou...doce ilusão?
Tire você a conclusão..

Capítulo III - Maria Jose Barbosa Lima Sandoval

* Dos reg. de Franca :

29 de outubro de 1871, Maria de 1 mês , filho de Tiburcio Barbosa Sandoval e Candida Firmina Barbosa.
Pad – Antonio Barbosa Lima e Candida Barbosa Lima.

* Dos reg. de Franca :

7 maio 1888, Virginio Barbosa Sandoval com Maria José Barbosa Lima, naturais desta Parochia ,  ele filho do finado Belarmino Barbosa Sandoval e de Francisca Moreira Jardim e ela de Tiburcio Barbosa Sandoval e Candida Firmina Barbosa Lima, são parentes em 3ð grau mixto e 2ð de sanguinidade, casados na Fazenda do Bom Jardim.
Test. – Belmiro Urias Barbosa Lima e Marceliano Bernardes da Silva

* Dos reg. de Franca :

12 fevereiro 1866 , Virginio de um mês filho de Belarmino Barbosa Sandoval e Francisca Moreira Jardim.
Pad – Antonio Barbosa Lima e Candida Barbosa Sandoval

Natural de Franca , nascida aos 29/09/1871 , casada , na Matriz de Nossa Senhora da Ponte , Sorocaba aos 10/08/1852 , com seu primo Virgínio Barbosa Sandoval , natural de Franca , nascido aos 12/01/1866 , filho de Belarmino Barbosa Sandoval e de Maria Francisca Moreira Jardim , neto paterno do cap. Antonio Barbosa Sandoval e de sua mulher Ignez Maria Michelina da Silva.
Deixaram os filhos seguintes :

     4 - Alcides Sandoval
     4 - Jose Sandoval
     4 - Maria Sandoval , nasc. em 1899 , casada aos 28/11/1908 com Jerônimo Pereira Garcia
     4 - Virgínia Barbosa Sandoval , nasc. em 1892 , casada com Jose Barbosa Sandoval. Filhos :
        5 - Ilda Barbosa Sandoval , nasc. aos 19/11/1910
        5 - Arlinda Sandoval , nasc. 26/09/1914
        5 - Hercília Barbosa Sandoval , nasc. 21/06/1918
     4 - Cota Sandoval
     4 - Altina Barbosa Sandoval , nasc. 2/02/1896 em Ituverava cc Narcísio (ou Nicésio ?)  Alves Taveira. Filhos :
        5 - Aparecida Sandoval Taveira , cc Helio Franchini. Filhas :
          6 - Suely Franchini
          6 - Miriam Franchini
     4 - Letícia Barbosa Sandoval , nasc. 1899 em Franca , cc Francisco Vieira Caleiro

"ENCONTRO" ( Eny C. Sandoval)

Eles se conheciam .
Conheciam?!
Assim como se conhece
tantos outros seres

Eles se encontraram.
Encontraram?!
Do modo como se encontra
muitos outros seres...
Um dia, houve o ENCONTRO!
Eles se viram...se acharam.
Valsaram. Dançaram
como não se dança...
como não se valsa !
Harmônicos. Em uníssono.
Deu-se o encontro de seres,
de almas, de gostos afins.
Era a intimidade completa
Era a perfeita compreensão.
Sonho? Sonho com cor?
Não. Vida!
Vida colorida pelo amor.
Tela de Eny C. Sandoval, concluída em 18/10/2012. "Encontro Colorido" .


Capítulo IV - Maria Cândida Barbosa Sandoval

* Dos reg. de Franca :

26 março 1873, Candida de 16 dias , filha de Tiburcio Barbosa Sandoval e de Candida Firmina Barbosa.
Pad – Camillo Francisco Ferreira e Maria Magdalena de Jesus.

* Dos reg. de Franca :

7 maio 1888, Euclides Barbosa Sandoval filho do falecido Belarmino Barbosa Sandoval e  Francisca Moreira Jardim com Candida Barbosa Sandoval, filha de Tiburcio  Barbosa Sandoval e Candida Firmina Barbosa Lima, nat. de Franca, são parentes no 3ð grau mixto ao 2ð , casados na Fazenda do Bom Jardim.
Test  - Antonio do Couto e Antonio Barbosa Sandoval

Natural de Franca , nascida em Franca aos 10/03/1873 , casada na Fazenda Bom Jardim , Franca , aos 7/05/1888 , com seu primo Euclides Barbosa Lima Sandoval , natural de Franca , filho de Belarmino Barbosa Sandoval e de Maria Francisca Moreira Jardim , neto do cap. Antonio Barbosa Sandoval e de Ignez Maria Michelina da Silva. Deixaram os filhos seguintes :

     4 - Antonio Sandoval
     4 - Jose (I) Sandoval , nasc. março de 1891
     4 - Mariinha Sandoval
     4 - Jose (II) Sandoval , nasc. 26/03/1896
     4 - Orlando Sandoval
     4 - Ana Sandoval
     4 - Clotilde Sandoval
     4 - Ivor Sandoval
     4 - Alderico Barbosa Sandoval , cc ? . Filhos :
        5 - Claudevina Barbosa Sandoval cc ? Filhos :
           6 - Sebastiana Ataídes Sandoval cc Amaro Jose de Paula , de Igarapava. Filhos :
             7 - Ismar Sandoval , nasc. 1941
             7 - Ademar Sandoval , nasc. 1950
             7 - Florismar de Paula Sandoval , nasc. 1957 cc Gilcirene Aparecida Cintra. Filhos :
                8 - Tamaria Sandoval
                8 - Itamy Sandoval
             7 - Itamar Sandoval , nasc. 24/01/1958
             7 - Ataídes Sandoval
             7 - Atair Sandoval , cc ? Filhos :
                8 - Adriane Sandoval
             7 - Alair Sandoval
             7 - Iram Sandoval
             7 - Alaídes Sandoval
         5 - Euclides Barbosa Sandoval , cc ? . Neta : Maitê Sandoval , nasc. por 1980
     4 - Julio Sandoval
     4 - Mimi Sandoval
     4 - Antonieta Sandoval , nasc. aos 20/03/1898


"LUA, LUAR" Eny Sandoval

A cada Lua que nasce,
Uma esperança renasce,
Carícia no mar,Mistério ao olhar.

Beleza esplêndida, total
Fascina, excita, 
Pensamentos incita,
Provoca; parece irreal !

A cada novo luar,
Sinto-me apaixonar...
Pelo mistério da Vida 
Ou pelo desejo de amar?


Capítulo V - Camila Verônica de Lima Sandoval

* Dos reg. de Franca :

10 de outubro de 1875, Camilla de 4 dias filha de Thiburcio Barbosa Lima Sandoval e Candida Firmina Barbosa Lima.

Pad – Camilo Francisco Ferreira e Silveria Soares Barbosa. 


Natural de Franca , nascida aos 6/10/1875 em Franca , cc Abraham Barbosa Sandoval , filho de Primo Miguel Barbosa Sandoval e de Jacintha Leopoldina Barbosa Sandoval , neto paterno de Justino Barbosa Sandoval e de Michelina Celestina da Silva Sandoval , e por estes , bisneto do Alferes Caetano Barbosa Sandoval e de sua mulher Thereza Maria de Jesus ; neto materno de João Barbosa Sandoval e de Custódia Maria de Jesus , e por estes , bisneto do alferes Francisco Barbosa Sandoval e de sua mulher Anna Felizarda Silveira.
Deixaram , pelo menos , o filho que segue :

    4 - Primo Barbosa Sandoval , natural de Franca , nasc. 8/06/1892 , falec. em abril 1969 em SP cc Venina Mugnaini , natural de SP , nasc. 20/11/1892 , falec. aos 27/08/1983. Deixaram os filhos seguintes :

      5 - Paulo Barbosa Sandoval , cc Dircéia Almeida. Filhos :
        6 - Frederico de Almeida Sandoval , cc Laurícia Ferreira , nasc. 25/12/1945
        6 - Guilherme de Almeida Sandoval
        6 - Cesar de Almeida Sandoval
      5 - Péricles Barbosa Sandoval , cc Arlete Morrone
      5 - Percy Sandoval , cc Vera Carneiro. Filhos :
        6 - Ricardo Carneiro Sandoval , cc Maria Abadia. Filhos :
           7 - Thiago Sandoval
           7 - Marina Sandoval
        6 - Marcos Carneiro Sandoval , cc Cleuza Pavanelli. Filhos :
           7 - Camila Pavanelli Sandoval
           7 - Daniel Pavanelli Sandoval
        6 - Solange Carneiro Sandoval , casada aos 4/9/1982 com Aldo de la Monica
        6 - Mônica Carneiro Sandoval , cc Maurício Lisboa de Oliveira
      5 - Corália Barbosa Sandoval

" APESAR de TUDO; FLORES ! "
Eny Sandoval ( 30/01/2012)

Rompemos: você e eu.
Tão pouco me ofereceu...
...
Lindo, lindo seria,
Viver feliz;alegria !
Tudo quase acabado,
Neste ciclo encerrado.
Para amanhã combinamos,
E despedida marcamos.
Amá-lo? Pouco tentei
Em raros momentos, eu sei.
Reflita você, por favor,
Que me trouxe, além de dor?
Sem pompa; você pode ir,
Pode, com as flores, partir.
Tentar detê-lo, não vou,
Você nem me marcou !
Gosto do que é bom,
Luar, por-do-sol, bombom.
Saia, ANO malvado!!
Deixa entrar Ano-criança,
Ano levado; de Luz,
Brotando a Esperança !
Homenagem a TODAS as pessoas que viveram ou estão passando por problemas de Saúde ( incertezas). Que o NOVO Ano lhes traga a CURA. AMÉM!! 30/12/2012
Tela de Eny Sandoval: "TULIPAS"


Capítulo VI - Benevides Barbosa Sandoval

Nascido em 1877 , foi cc Emília Caleiro. Filhos :

    4 - Arnaldo Caleiro Sandoval , cc Catharina Conde. Filha :
       5 - Maria Thereza Sandoval , cc Argos Moraes Machado. Filha :
          6 - Cristiana Sandoval Machado
    4 - Ivone Caleiro Sandoval
    4 - Otavio Caleiro Sandoval
    4 - Emília Caleiro Sandoval


"AMOR de GATO"
Poesia: Eny Sandoval.

*Acho você muito estranho,
Nunca vi gato risonho,
...
Sorriso de lado a lado,
Bobo, pateta, bisonho !

-Mas por que você se espanta
Com minha felicidade?
Acho mesmo que a encanta...
Você falta com a verdade.

*Suas patas são bolotas,
Tem listas que nunca vi.
Agora, Gato, me diga:
É zebra, pavão, colibri?

-Não desdenha; venha!
Venha Gatinha Manhosa,
No meu colo se aninhar
Em carícia bem gostosa !


Capítulo VII - Jerônimo Barbosa Sandoval 

* Dos registros de Franca , Ituverava :

27/2/1884 - Adriana de 30 dias , filha de Antônio Nicacio da Silva Sobrinho e Emiliana Angela da Silva 
Padrinhos - Antônio Mendes da Silva e Nossa Senhora do Rosario. 


Natural de Franca , nasc. 18/04/1879 , falec. aos 3/08/1957 , casado aos 14/07/1900 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca , com Adriana Nicacio , natural de Franca , nasc. aos 29/01/1884 , falec. aos 24/01/1981. Deixaram os filhos seguintes :

    4 - Homerina (I) Sandoval
    4 - Augusto Sandoval
    4 - Jorge Sandoval
    4 - Floro Barbosa Sandoval , nasc. 5/08/1902 , cc Inah Lacaz Machado. Filhos :
       5 - Maria Aparecida Sandoval , cc Geraldo Vamberto Abraão. Filhos :
          6 - Paulo Stevam Sandoval Abraão
          6 - Livia Sandoval Abraão. Filho :
              7 - Pedro Sandoval Abraão
          6 - Raquel Sandoval Abraão
          6 - Ismael Sandoval Abraão
          6 - Alexandre Sandoval Abraão
          6 - Fabiano Floro Abraão
          6 - Benjamim Sandoval Abraão
       5 - Maria Helena Machado Sandoval , cc Cesário Lacaz Machado. Filhos :
          6 - Miriam Lacaz Machado
          6 - Estevam Lacaz Machado
       5 - Maura Sandoval , cc Jose Rômulo de Masi. Filhos :
          6 - Marcelo de Masi
          6 - Fernando Sandoval de Masi
       5 - Fernando Machado Sandoval , cc Suely Fernandes. Filhos :
          6 - Fernanda Sandoval
          6 - Adriano Sandoval
          6 - Daniel Sandoval
          6 - Felipe Sandoval
    4 - Homerina (II) Sandoval , nasc aos 29 de agosto , cc Celso de Paula Silveira. Filhos :
          6 - Marcilio Sandoval Silveira , cc Mary Elise Moises. Filhos :
             7 - Ane Elise Sandoval Silveira , cc Paolo
             7 - Mauro Sandoval Silveira
             7 - Rogério Sandoval Silveira
          6 - Marisa Sandoval Silveira , cc Armando Aires. Filhos :
             7 - Rodrigo Sandoval Silveira Aires
             7 - Lorenzo Sandoval Silveira Aires
          6 - Maria Zelia Sandoval Silveira , cc Jose Costa Curta. Filhos :
             7 - Jose Alexandre Costa Curta
             7 - Frederico Costa Curta
             7 - Cristiane Costa Curta , cc Beto. Filho :
                8 - Felipe
          6 - Celso de Paula Silveira Filho , cc Nadia. Filhos :
             7 - Gilberto Sandoval Silveira
             7 - Marcio Sandoval Silveira
    4 - Homero Barbosa Sandoval , nasc. aos 24/11/1905 , cc Linda Toline. Filhos :
      5 - Otto Roberto Sandoval , cc Sonia Maria Leite Barros. Filhos :
        6 - Vera Helena Sandoval , cc Paulo Roberto Bego. Filho :
          7 - Paulo Roberto Sandoval Filho , nasc. 12/01/1993
        6 - Eliana Sandoval
        6 - Carlos Robert Sandoval
        6 - Otto Roberto Sandoval Filho
      5 - Maria Thereza Sandoval , cc Hilton Mauricio de Araujo. Filhos :
        6 - Hilton Mauricio de Araujo Filho
        6 - Luciana Sandoval de Araujo , cc Rodrigo Giglioli Penha. Filha :
          7 - Gabriela Giglioli Penha , nasc. 28/09/1994
        6 - Guilherme Sandoval de Araujo
      5 - Silvia Regina Sandoval , cc Jose Gabriel de Mello Franco. Filhos :
         6) Eduardo Sandoval de Mello Franco , nasc. 1969 , cc Ana Maria Pereira Lima. Filha :
            7) Marina de Mello Franco , nasc. 1992
         6) Adriano Sandoval de Mello Franco , nasc. 1970
         6) Gabriela Sandoval de Mello Franco , nasc. 1975
      5 - Homero Barbosa Sandoval Filho
    4 - Olga Sandoval , nasc. aos 27 de fevereiro , falec. 13/05/1986 , cc Joaquim Ribeiro Meirelles
    4 - Maria Augusta Sandoval , nasc. aos 30/05/? , cc Nelson Dioclesiano Ribeiro , nasc. 1906. Filhos :
      5 - Marilia Sandoval Ribeiro
      5 - Magda Sandoval Ribeiro , cc Wanderlei Mancini. Filhos :
        6 - Frederico Alessandro Ribeiro Mancini
        6 - Daniela Ribeiro Mancini , cc Cícero Renato Taveira Coelho. Filha :
          7 - Maria Paula Taveira Coelho
      5 - Maria Lucia Sandoval Ribeiro , cc Antonio Sebastião Barbosa. Filhos :
        6 - Maria Cláudia Ribeiro Barbosa
        6 - Claisen Ribeiro Barbosa
        6 - Nelson Ribeiro Barbosa
        6 - Katia Ribeiro Barbosa , cc Jefferson de Paula e Silva Minelli
      5 - Lilia Sandoval Ribeiro , cc Jose Ramon Ribeiro. Filhos :
        6 - Jose Alexandre Ribeiro , cc Gisela Rodrigues Alves. Filhos :
          7 - Estela Maria Ribeiro
          7 - Ana Elisa Ribeiro
          7 - Eleonora Ribeiro
          7 - Jose Alexandre Ribeiro Filho
        6 - Wagner Deocleciano Ribeiro , cc Luciana Esteves Zustein. Filha :
          7 - Maria Carolina Ribeiro
        6 - Adriana Maria Ribeiro , cc Ricardo Abraão. Filhos :
          7 - Fernanda Maria Abraão
          7 - Ana Maria Abraão
        6 - Dolores Augusta Ribeiro , cc Marcelo Jordão da Silva. Filhos :
          7 - Camila Jordão da Silva
          7 - Marcelo Jordão da Silva
          7 - Elza Maria Jordão da Silva
        6 - Liliana D´arc Ribeiro , cc Marco Aurélio de Freias Peres. Filha :
          7 - Marilia Gabriela de Freitas Peres
        6 - Jose Ramon Ribeiro Filho
        6 - Luciana Maria Ribeiro , cc Abrão Bittar Neto. Filhos :
          7 - Sofia Ribeiro Spessoto Bittar
          7 - Leticia Ribeiro SpessotoBittar
          7 - Isadora Ribeiro Spesoto Bittar
          7 - Jonas Ribeiro Spessoto Bittar
      5 - Mauricio Sandoval Ribeiro , cc Regina Celia Gilberti. Filhos :
        6 - Maria Silvia Ribeiro , cc Wilson Henrique Soares. Filho :
          7 - Henrique Soares
        6 - Luis Daniel Gilberti Ribeiro , cc Claudia Oliveira Gotardo. Filha :
          7 - Marina Gilberti Ribeiro
        6 - Juliano Flavio Gilberti Ribeiro , cc Solange Aparecida Paterniani. Filho :
          7 - Felipe Gilberti Ribeiro
      5 - Heloisa Helena Sandoval Ribeiro , cc Joaquim Serafim Ribeiro. Filhos :
        6 - Carla Maria Sandoval Ribeiro , cc Walter Lucio Vieira Rosa
        6 - Carlos Eduardo Deocleciano Ribeiro , cc Natalie de Castro Silva
        6 - Rodrigo Deocleciano Ribeiro
      5 - Angela Sandoval Ribeiro , cc Jose de Albuquerque Arruda. Filhos :
        6 - Flavio Ribeiro de Albuquerque Arruda
        6 - Paula Ribeiro de Albuquerque Arruda
        6 - Caio Ribeiro de Albuquerque Arruda
    4 - Elza Sandoval , cc Fernando Camargo de Souza Barros. Filhos :
      5 - Maria Beatriz de Souza Barros , cc Oswaldo Pereira de Almeida. Filhos :
        6 - Oswaldo Pereira de Almeida Filho , cc Adriana de Freitas. Filhos :
           7 - Paulo Pereira de Almeida
           7 - Roberto Pereira de Almeida
           7 - Andrea Pereira de ALmeida
        6 - Ricardo Pereira de Almeida , cc Paula Leite do Canto. Filhos :
           7 - Renata Pereira de Almeida
           7 - Fernando Pereira de Almeida
           7 - Caio Pereira de Almeida
        6 - Susana Pereira de Almeida , cc Antonio Celso Amaral Sales. Filhos :
           7 - Pedro Amaral Sales
           7 - Isabel Amaral Sales
        6 - Sonia Pereira de Almeida
        6 - Rafael Pereira de Almeida , cc Debora Moraes de Almeida. Filho :
           7 - Rafael Pereira de Almeida Filho.
      5 - Elza Maria de Souza Barros , cc Jose Carlos Jordão da Silva. Filhos :
        6 - Fernanda Maria de Souza Barros Jordão da Silva , cc Marcio Lopes de Freitas. Filhos :
           7 - Marcio Lopes de Freitas
           7 - João Pedro Lopes de Freitas
        6 - Carlos Jordão da Silva Neto
        6 - Marcelo Jordão da Silva
        6 - Fernando Antonio Jordão da Silva
        6 - Rodolfo Jordão da Silva
      5- Fernando Camargo de Souza Barros Filho , cc Maria Josefina Tomazovich. Filhos :
        6 - Fernando Camargo de Souza Barros Neto
        6 - Maria Camargo de Souza Barros
      5 - Rosali de Souza Barros , cc Maercio Aranha Fonseca de Resende. Filhos :
        6 - Mariana Aranha Fonseca de Resende
        6 - Maercio Aranha Fonseca de Resende
        6 - Maria Beatriz Aranha Fonseca de Resende
      5 - Elizabeth de Souza Barros , cc Renato Benedito Frascino. Filhos :
        6 - Renato Souza Barros Frascino
        6 - Luiz Felipe de Souza Barros Frascino
  4 - Lygia Sandoval , natural de Fartura , SP
  4 - Henrique Sandoval , nat. de Franca , cc Beatriz Pereira. Filhos :
      5 - Elizabeth Pereira Sandoval
      5 - Celia Maria Pereira Sandoval
      5 - Gilda Pereira Sandoval
  4 - Sylvio Barbosa Sandoval , nat. de Franca , SP , cc Rosalia Grisi. Filhos :
      5 - Sylvio Grisi Sandoval
      5 - Antonio Grisi Sandoval
      5 - Roberto Grisi Sandoval
      5 - Adriana Grisi Sandoval
      5 - Maria Beatriz Sandoval
  4- Celia Sandoval , nasc. Franca aos 21/04/? , falec. 31/01/1990 , cc Andre Lamardo. Filhos :
      5 - Cecília Maria Sandoval Lamardo , cc Antonio Carlos de Oliveira Silva. Filhos :
         6 - Christiano Sandoval Lamardo e Silva
         6 - Renato SAndoval Lamardo e Silva
      5 - Vera Maria Sandoval Lamardo , nasc. 31/05/? , cc Renato Espírito Santo. Filhos :
         6 - Adriano Lamardo Espírito Santo
         6 - Ricardo Lamardo Espírito Santo
      5 - Bernadete Sandoval Lamardo , nasc. 13/10/? , cc Paolo Agostini. Filho :
         6 - Tairê Agostini , nasc. 2000
  4 - Marina Sandoval , nac. 1921 (?)
  4 - Marcos Sandoval , nasc em 01/12/1930 , cc Isaura de Assis Taveira.


"ETÉREO ou REAL?"
Eny Sandoval P

Com você eu sonhei
Foi pesadelo? O que sei?
Ao acordar me perguntei:
Mais cruel é a dúvida
ou o "eu não sei?"
Sou clara, sou transparente,
Ser sensível, gente.
Recordei o poema do Pessoa,
do Fernando: "Não digas nada".
No entanto, peço-lhe,
Diga-me tudo,
sempre,
A verdade, sobretudo.
Não quero reter ilusões,
Perder-me em considerações.
"Há suavidade no nada dizer",
segundo Fernando Pessoa.
No meu entender,
Há névoa no não dito...
Por que nada dizer?
Como e quanto aprendi !
Até seu silêncio, Amor,
Eu ouvi.
(Escrita em 4/1/2013)



Capítulo VIII - Laudelina Barbosa Sandoval

* Dos registros do Carmo de Franca , Ituverava :

1/11/1883 - Laudelina de 36 dias , filha de Tiburcio Barbosa Lima Sandoval e Candida Firmina Barbosa Lima.
Padrinhos - Maximiano Evaristo Lima Guimarães e Maria Joanna de Jesus.

* Dos reg. de Franca :

1/12/1883 - Laudelina de 36 dias, filha de Tiburcio Barbosa Sandoval e Cândida Firmina Barbosa Sandoval
Padrinhos - Maximino Ernesto de Lima.


Natural de Franca , nascida aos 24/09/1883 , falecida em 1976. Foi casada , em 1901 , com Acrísio Marcondes , natural de Franca , nascido em 1882. Filhos :

    4 - Gilberto Sandoval Marcondes , cc Marina Monteiro Lemos , c.g.
    4 - Jose Reynaldo Sandoval Marcondes , cc Maria Flora Barroso , c.g.
    4 - Guilermina Sandoval Marcondes , cc Telmo de Souza Pereira , c.g.
    4 - Davina Sandoval Marcondes
    4 - Zenailde Sandoval Marcondes , cc Luis Vilela de Andrade
    4 - Benedita Sandoval Marcondes , cc Luiz Filinto da Silva , c.g.
    4 - Marinete Sandoval Marcondes , cc Olavo Desiree Dantas
    4 - Geraldo Sandoval Marcondes , cc Heloisa Gladys Felizardo , c.g.
    4 - Maria Helena Sandoval Marcondes
    4 - Ruth Sandoval Marcondes
    4 - Celina Sandoval Marcondes , cc Charles Willian Rule
    4 - Gilda Sandoval Marcondes , cc Jose Lima Pereira de Freitas , c.g.
    4 - Roberto Aires Sandoval Marcondes , cc Maria Tereza Rabelo , c.g.
    4 - Maria Luiza Sandoval Marcondes , cc Luis Figueiredo Barreto , c.g.

" VELEIROS" Eny Sandoval.
Publicada em 10/01/2013

Gosto de ver os veleiros,
...
Imponentes a chegar.
Lá no Cais, parada fico;
O imaginário a jorrar.

Quantas cores elas tem...
ondas crespas, contemplo.
No universo do vai-e-vem,
O oceano é meu templo !

Uma vida aventureira,
Gostaria de levar,
Não conhecer fronteira,
Nem porto para ficar.
Ser do Mundo,
E o mundo, meu.
Pelos mares a singrar,
Pensamentos, navegar....

Tela de Eny Sandoval: "VELEIROS"

.
.
Capítulo IX - Antonia Barbosa Sandoval

* Dos reg.de Franca :

16 maio 1906, test Dimas José de Macedo e Benevides Barbosa Sandoval , receberam-se em mat. Benigno José Ferreira e Antônia Barbosa Sandoval , ele filho de José Francisco Ferreira e Francisca de Paula Ferreira , nat. de Sacramento, Minas e ela filha de Tiburcio Barbosa Sandoval já falecido e Candida Firmina Barbosa Lima , nat. desta.


Natural de Franca , nascida aos 2/05/1885 , falecida aos 08/11/1986 , casada em 1906 com Benigno Jose Ferreira , natural de Sacramento , MG , falecido em Lins , SP , aos 24/02/1934. Filhos :

    4 - Gonçalo Vicente Ferreira , nasc. 10/01/1909
    4 - Jacy Barbosa Ferreira , nasc. 31/08/1910
    4 - Ewerton Ferreira , nasc. 08/6/1914
    4 - Paulo Ferreira , nasc. 1915
    4 - Jose Tibúrcio Ferreira , nasc. 30/12/1922 , cc Glória Rocha. Filhos :
       5 - Maria Heloísa Rocha Ferreira , nasc. 17/12/1960 , cc João Bernardo Guimarães. Filhos :
          6 - João Francisco Ferreira Guimarães , nasc. 4/07/1988
          6 - Maria Clara Ferreira Guimarães , nasc. 24/02/1991
    4 - Paulo Elymos Ferreira , nasc. 26/12/1928


ENERGIAS.
Eny Sandoval. 

A VIDA que vibra; flui ! 
Há pulsar de energia.
Alegria flui na VIDA, 
Energia que, VIVA, flui. 

Mas nem sempre...tão querida.

Procura-se caminho, 
Chuvas de carinho; 
Onde está a claridade,
Almeja-se felicidade.

Mas certeza? Não há na vida...

Há decepção, desilusão, 
Súbitas doenças; tristeza.
Assim a VIDA não flui, 
E o VIVER é sem beleza. 

Procura-se a Claridade, 
Deseja-se Felicidade. 
A fluidez da Alegria
Em toda a Energia ! 

Publicada em 30/01/2013


Capítulo X - Jovelina Barbosa Sandoval

* Dos reg. de Franca :

8/12/1887 - Jovelina de 40 dias, filha de Tiburcio Barbosa Lima Sandoval e Cândida Firmina Barbosa.
Padrinhos - João Francisco Pires e Maria Rosa de Jesus.


Natural de Franca , nascida em outubro de 1887 , cc Olívio Peixoto , natural de Guaratinguetá , SP. Filhos :

    4 - Elisa Sandoval Peixoto , cc Gabriel de Oliveira. Filhos :
       5 - Eduardo Peixoto de Oliveira. Filhos :
          6 - Carolina Oliveira
          6 - Cristiana de Oliveira
       5 - Mauro Peixoto de Oliveira
    4 - Eny Sandoval Peixoto , cc Carlos Américo Hartmann. Filhos :
       5 - Carlos Ricardo Peixoto Hartmann. Filhas :
          6 - Silvia Hartmann
          6 - Cristina Hartmann
       5 - Sonia Peixoto Hartmann. Filhos :
          6 - Luiz Eduardo Abreu , cc Carol. Filho :
             7 - Carlos Eduardo
          6 - Marco Antonio Abreu , cc Clarissa Gomes.
          6 - Flávia Regina Abreu
          6 - Sonia Regina Abreu
       5 - Vilma Peixoto Hartmann , cc Sebastião Baldim. Filhos :
          6 - Cristina Hartmann Baldim , cc Marcelo Costa. Filho :
             7 - Daniel Baldim Costa
          6 - Beatriz Hartmann Baldim , cc Carlos Martin Blanco Elicabe
          6 - Carlos Ernesto Hartmann Baldim , cc Júlia Musa Magaldi
    4 - Enéas Sandoval Peixoto , nasc. 15/12/1915 , cc Dalva Carvalho. Filhos :
       5 - Eny Carvalho Sandoval Peixoto , nascida na cidade do Rio de Janeiro em 1946 , falecida em 3/5/2015 , cc Hersz Lichtcajer. Filhos :
          6 - Leonardo Lichtcajer
          6 - Leandro Lichtcajer
       5 - Edison Carvalho Sandoval Peixoto , cc Eliane Trajano
       5 - Elsie Carvalho Sandoval Peixoto , cc Antonio Carlos R. Mendes Pereira
    4 - Esther Sandoval Peixoto , cc Paulo Mello Gonçalves. Filhos :
       5 - Marcos Peixoto Mello Gonçalves. Filhos :
          6 - Lucila Gonçalves
          6 - Camila Gonçalves
          6 - Letícia Gonçalves
       5 - Maria Regina Peixoto Mello Gonçalves , cc Antonio Carlos Freitas. Filhos :
          6 - Roberto Freitas
          6 - Andre Freitas
          6 - Fernanda Feitas
          6 - Paulo Freitas
    4 - Ennio Sandoval Peixoto , cc Sonia Kassov. Filhos :
       5 - Carlo Sandoval Peixoto
       5 - Césio Sandoval Peixoto , cc Miriam. Filho :
          6 - Vitor
       5 - Catia Sandoval Peixoto , nasc. em 1954. Filhas :
         6 - Paola Sandoval Peixoto ...
         6 - Roberta Sandoval Peixoto ...
    4 - Elson Sandoval Peixoto , cc Olga Torelli. Filhos :
       5 - Daniel Torelli Sandoval Peixoto
       5 - Fábio Torelli Sandoval Peixoto
    4 - Ethel Sandoval Peixoto


" ESPERANÇA de NATAL. "
Eny Sandoval P Lichtcajer 

Numa rua qualquer, daquela viela, 
de casas coloridas, morava ela.
Sempre que, por ali, passava,
apressado ou com tempo,
virava, disfarçava...e para a janela olhava.
A dela. Da casa amarela.
Percebi que outro rumo, poderia eu tomar.
Mas, por que me atraía? E a queria fitar?
Cabelos escuros, bonita,
Olhava a vida, a passar,
mas, da janela, por quê?
E, sempre, no mesmo lugar...
Aproximei-me um dia, e conversa eu puxei.
De perto...perplexo fiquei !
Detrás daquela janela,
Havia drama e esperança.
Aquela vida, como todas,
precisava renovar...
Vivia ela ligada a oxigênio,Ar,
para poder respirar.
Despedi-me, confuso e tal,
após ver, em canto da sala,
uma Árvore de Natal !
Amadureci de momento,
Sorria-me sempre, nenhum lamento.
Ou pesar...
O tempo passou, mudei de país.
Anos depois, o Natal, com família vim passar.
Meus passos me conduziram àquela rua,
Da casa amarela, onde morava ela.
Coração em disparada. Estaria ela lá?
Janela fechada. Aflição.
Levantei o olhar, vi nome na placa: Rua Natal.
Torci, esperançoso, de que houvesse mudado
Para outra cidade, lugar.
Ou, quem sabe, milagre concretizado,
a fizera sarar?
Do Natal, numa Rua Natal, de qualquer lugar,
Tudo,de melhor, se pode esperar !! 


Capítulo XI -  Antonio Augusto Barbosa Sandoval

Natural de Ribeirão Preto , nascido em 1889 , cc Inês Albano. Filhos :

    4 - Branca Albano Sandoval , cc casou com Ary Moraes. Filhos :
       5 - Décio Sandoval de Moraes casado com a Ana. Filhas :
           6 - Silvia Carolina
           6 - Adriana
       5 - Sonia Sandoval de Moraes
       5 - Cristina Sandoval de Moraes. Filhos :
           6 - ?
           6 - ?
           6 - ?
       5 - Ary Sandoval de Moraes , cc Cristina. Filhos :
           6 - ?
           6 - ?
       5 - Domingos Sandoval de Moraes , cc Tiza Lima. Filhos :
           6 - Camila
           6 - Pedro
    4 - Lauro Albano Sandoval , nat de Ribeirão Preto , nasc. 1920. Filha :
       5 - Maria Inês Lopes Sandoval Abondi , nasc. em 1959 em SP.
       5 - Laurinho
    4 - Maria Inês Albano Sandoval. Filho :
       5 - Sílvio Sandoval   
    4 - Diva Albano Sandoval , cc Renan Azzi Leal. Filhos :
       5 - Maria Cecília Sandoval Leal
       5 - Amélia Sandoval Leal (agora Amélia do Val)
       5 - Maria Sílvia Sandoval Leal
       5 - Sérgio Sandoval Leal
       5 - Maria Beatriz Sandoval Leal , nasc c. 1960 (Bia Sandoval)
       5 - Gilberto Sandoval Leal (falecido)
    4 - Fábio Albano Sandoval , (falecido) cc Yeda. Filhos :
       5 - Lídia
       5 - Marina
       5 - Cristina
       5 - Sílvia
       5 - Cláudia
    4 - Álvaro Albano Sandoval , cc Marília , falecida. Filhos :
       5 - Luciana
       5 - Ana Flávia

MADRUGADA INSONE Eny Sandoval.

Madrugada...
Acordei sobressaltada
No quarto, só.
Só como nunca estive,
Senti medo !
Medo e solidão.
Medo da solidão...
Pavor que grita, e me assusta,
Assusta pelas dúvidas,
Das incertezas sem resposta,
Respostas que não me dão.
Ignorante que sou, não sei !
Lá fora, o silêncio da madrugada,
Luzes apagadas, todos dormem.
Em meu quarto, o barulho
Ensurdecedor do meu medo.
Fica o grito mudo de terror...
O barulho da dúvida,
O medo da madrugada,
Da solidão do "ser só".
A dúvida pelo que vem...
Ou do que...pode não vir !
Tela: "MUNDO COLORIDO?! Sim ou Não? " de Eny Sandoval.

Capítulo XII - Anna Augusta Barbosa Sandoval

* 9/11/1890 - Anna de 54 dias, filha de Tiburcio Barbosa Sandoval e Candida Firmina Barbosa Lima
Padrinhos - Abraham Barbosa Sandoval e Camilla Veronica de Lima


Natural de Ituverava , SP , nascida em setembro de 1890 , cc Gastão Marcondes. Filhos :

    4 - Maria Margarida Sandoval Marcondes
    4 - Gastão Sandoval Marcondes


"A CHAMA"
Eny Sandoval : Poesia.

Para mim era o Amor,
Tão perfeito e integral.
Vivia em êxtase total,
Até a sua viagem...
De repente, uma mensagem...
Mudanças não percebi;
Na verdade, nem senti.
Alguma impertinência...
Sublimei com paciência.
Sentíamos tesão, atração,
Nossos corpos a tremer
Nus...perdíamos horário,
Até para comer!
Noutras, amor carinhoso,
Lindo, livres a viver:
em abraços, toques,
carícias, olhares.
Ah, como falam os olhos!!
Quanto dizem, caladas, as mãos!
- " A chama se apagou"...
Era o teor da mensagem.
A chama se apagou?!
E dois dias antes ligou...
Disse celular sem sinal,
e carregador não levou.
-" Foi inesperada a viagem,
e esta se prolongou."
Tudo moderno, afinal,
Para comunicar, tal no passado,
Fim por carta ou recado?!
Amargurada, tão só,
Chorei lágrimas de dor.
Cadê você, meu Amor?
Chama, pra você, apagou,
E, apagada, me queimou...
Publicada em 15/1/2013, CHAMA, de Eny Sandoval.
TELA: " EXPECTATIVA", de Eny Sandoval.


Capítulo XIII - Argemiro Barbosa Sandoval

Nascido em 1893 , cc Sebastiana Reis. Filhos :

    4 - Mary Reis Sandoval
    4 - Marcio Reis Sandoval


" NOSSO AMOR." 
Poesia de Eny Sandoval 
( Dedicada a você, ♥ ) 

Como te quero; tanto ! 
Tanto te amo; quanto ! 

Contigo aprendi a me desnudar,
Despir preconceitos ,
Veladuras de vergonha, 
Transparências de inibição, 
que, pesadas, me eram...

Contigo aprendi a desabrochar,
A ser Mulher, amante, "ser" total ! 
Desta forma, quando NUA estou, 
Livre pra ti, amor, eu sou...
Tu és pra mim;
Somos...
Tesão, fusão.

Amando-nos, querendo-nos,
O quanto podemos , juntos, ficar,
Sendo cúmplices na forma de Amar.

Nossos olhos pedem, falam, desejam;
Nossas bocas sorvem, da Vida, o sabor;
E se exploram ! 
Juntos, sorrimos, rimos,
Conversamos, brincamos,
Gargalhamos..
Beijamo-nos; recomeçamos,
Tocamo-nos
Delícias do prazer 
a se concretizar ! 

E como é "quente" o nosso tocar!
Desejo em explosão:
O teu, o meu, o Nosso...
Acelerado o coração:
O meu, o teu, o Nosso...
Fato! Ato...
Gostoso gozo ! 

Gostoso estar
Assim, agora,plenos,
Abraçados,enlaçados,
Ternamente.
Respiração ao normal;
Carinho, beijos,
Carícias de leveza,
Sutis.

Procuro-te a meu lado,
Quero-te outra vez:meu Homem;
Ser Querida: a Tua Mulher...

Como te amo; quanto ! 
Quanto te quero;como !
Mais...e sempre; Amor.
Para sempre, 
Enquanto possível for...

Postada em 15/02/2013

Capítulo XIV - Mais poesias de Eny C. Sandoval Peixoto


"DEVANEIOS de PAZ e em PAZ" 
Eny Sandoval. 

( Tela de Pedro Büisel ) 

Você me permitiu viajar;
Sonhar, imaginar,
Pela sua Tela passear,
E, no caminho, encontrar
Leveza na beleza; 
Que a Mãe- Natureza, 
Amante e gentil,
Nos permite partilhar. 

Você, Pedro, recria a paisagem
Em pontos, com pontos,
Na explosão de cores,
Caprichada e caprichosa, 
Onde se pode perceber odores,
Das folhas das árvores, 
Da estradinha de terra,
Onde pinceladas multicores,
Harmonicamente compõe ! 

Adoro o lugar,
a delícia de paisagem! 
Mergulho no lago,
Pois amo nadar...
Em comunhão com a natureza,
E olhos ávidos por beleza,
Na sua obra, Pedro, vou ficar ! 

Poesia postada em 28/02/2013, de Eny Sandoval.


POEMA-VERDADE 
Eny Sandoval 
( Dedicado a Regina Lúcia, ♥ )

" UM TEMPO QUE NÃO PASSOU" 

Na rotina antes do deitar,
Revisão do dia,o de amanhã...
Planejar.
Meditação. Oração. 
De repente, vejo o rosto de Regina! 
Voltei décadas no passado...

Por escolha e vocação, 
Tornei-me professora.
Formada há pouco, um ano,
Bem novinha, escolhi para lecionar
A classe dos menores,
Para alfabetizar.

Em escola distante de casa,
Num subúrbio carioca,
Necessário madrugar.
Naquela turminha, mais de trinta alunos,
Ávidos por conhecimento,
E uma professora feliz,
Atuava com contentamento !
Tudo de melhor acontecia.
Entrosamento entre as partes, 
Bastante se produzia. 
Concomitante, eu fazia,
Na parte da tarde, no centro,
Faculdade de Música.
Não havia espaço para cansaço,
Para entusiasmo, ah, havia ! 

Uma das crianças era a Regina.
Sem ser a mais brilhante,
Nem a melhor em aproveitamento,
Na média ela se mantinha.
De tudo participava.
Era disciplinada; gostava.

No final do ano,
Continuei com a turma;
Aprovação fora integral!

Regina, agora, também,
Da Patrulha Escolar de Segurança,
Participava.
Ajudava os pequeninos na travessia.
Compenetrada, nem sorria. 

Formei o Orfeão da Escola.
Regina, e a classe toda, 
Ali estava, no nosso Coral

Mas queixas apareceram,
Dores de cabeça sentia ao cantar...
Mas não queria parar. 
Começou-se investigação;
Necessário apurar.

Outra vez seguimos juntos,
100% de aprovação.
Agora, terceiro ano.
No aprendizado perfeito,
Com encantamento e jeito,
Sobrava tempo até pra jogos.
Até a piora da Regina...

Dores insuportáveis,a cabeça latejava,
Pouco se queixava a lourinha...
Lágrimas corriam silentes.
O pior ali estava: grande tumor ! 
O melhor neurocirurgião a tratava.
Da cirurgia, houve indicação,
Nada se pôde fazer,
Não mais se poderia mexer.

Fui chamada, junto a mãe,
Para com o médico conversar. 
Fomos notificadas de que Regina 
Escolheu na Escola ficar...
Até seu final;
Sabia que ia morrer.

Colocamos sua carteira colada a minha mesa,
Quando abaixava a cabeça,
Quietinha, lágrimas corriam...
Nossos corações se consumiam.
Em outubro, a valente Regina se foi, 
porém permaneceu dentro de nós.

No quarto ano, seu lugar foi preservado,
No Osfeão, o " vazio" da menina.

Ainda hoje me comove,
A coragem da Regina,
Que optou VIVA permanecer,
Entre colegas que a amavam,
E junto à unica mestra 
Que conheceu...
Em seu breve viver. 

Um Tempo que não passou,
Na lembrança que ficou.

Postada em 27/02/2013: fato verídico. 



" MULHERES"
Eny Sandoval. 
Homenagem a TODOS nós, mulheres, ♥ pelo 8/3/2013.

No baile da vida, quantas somos,
Nós, Mulheres?!
Dupla jornada, trabalhamos,
Profissionalmente, crescemos.
Aceitamos desafios;vencemos! 
Há as fortes ou dóceis,
As bravas , as sensíveis;
Tantas amáveis ! 
Nascidas para orientar,amar,
Congregar...agregar.
Um ombro a contar...
Ver "seu" fruto desabrochar,
Como gente de Bem.
Seja do próprio ventre,
Adotado ou alguém amado. 
Participar do crescimento individual,
Sem tolher. Deixar Viver ! 
Nascer, crescer, permanecer. 

Na Dança da Vida, 
Heroínas? Não somos.
Somos bruxinhas, fadas,
Magia ! Deusas, somos .
Conquistas já foram muitas,
Outras tantas desejamos.
Com fé,prossigamos ! 
Um dos verbos prediletos: FLORESCER.
Ver florescer nosso jardim
De sentimentos, 
Das Amizades,
Dos bons momentos,
Da Sabedoria,
Das realidades,
Da Alegria..
Jardim do Viver,
Com altos e baixos,
dúvidas e certezas.
Tentando, sempre, 
Torná-la, a VIDA, 
Bem leve.
Tão mais querida ! 

A publicar: postada em 8/3/2013. 


Capítulo XV - Mensagem

Mensagem recebida sobre a família da Eny Sandoval P Lichtcajer :
SOBRE ARTE E POESIA
Enviada: sábado, 17 de maio de 2014 11:57:33
Para: rlavodnas@hotmail.com
Prezado Roberto Sandoval
Com a máxima atenção , li os textos e observei as imagens do blog " SANDOVAL - ARTE E POESIA " .
Indizível a gama de recordações com que ali me deparei .
Tive a honra de conviver com a família do Dr. ENEAS SANDOVAL PEIXOTO ( 1960 - 1962 ) , quase no mesmo período em que conheci a família do Prof . ROBERTO TRAJANO ( 1964 - 1966 ) , aqui no Rio de Janeiro .
Creio ser testemunha privilegiada da comovente generosidade presente em todos os integrantes das mesmas . Sem exceções .
Se no Dr. ENEAS e familiares encontrei arrebatado zelo e extrema compaixão , com o Prof . TRAJANO aprendi de sua sabedoria e grande humildade .
No Colégio Militar do Rio de Janeiro , fui contemporâneo do Dr. EDISON SANDOVAL PEIXOTO , amigo leal e aluno destacado .
Percorrendo aquelas fotos , com imagens de pessoas tão queridas , vem-me a certeza de que , no Reino do Altíssimo , essas duas famílias - por sua fé , desprendimento e extrema dignidade - estarão a ocupar para sempre um lugar especial , como símbolos de virtude e padrão de generosidade .
Anexo a este e-mail um pps que acredito compatível com o espírito presente em seu blog .
Um abraço
José Antonio Leccio Benites
Rio de Janeiro - RJ .



Colaboradores :

Eny Carvalho Sandoval Peixoto (pintora e poetisa)
  Catia Sandoval Peixoto
    Cecília Maria Sandoval Lamardo
      Maria Beatriz Sandoval Leal (Bia)
        Maria Heloísa Rocha Ferreira
          Marina Sandoval (Nicacio)

Em construção

Fotos no rodapé